sábado, 3 de janeiro de 2009

Donos da rua

Caminhando pela rua, fui levar meu cachorro para passear e é quando encontro no meio da escuridão um homem com a postura encurvada, de barba grande e um saco nas costas(não pessoal, não era Papai Noel), olhei para os dois lados e só restava apenas nós naquela rua, foi quando ia me aproximar tomei um susto com a zoada dele remexendo no lixo, era um mendingo que rasgava os sacos, procurando latinhas para revender e comprar o pão para seus filhos ou então para comprar drogas. Resolvi partir e ir mais longe do que era de costume, percebi que meu cachorro estava feliz, desvendando a rua e "marcando o território"...... Senti um vento "quente" nos meus ombros e ouvia aquela voz grave de uma senhora me pedindo esmola, nunca tinha tido uma proximidade tão grande quanto aquela com um desconhecido na rua e seu hálito era totalmente desagradável, fiquei com medo de dizer que não tinha dinheiro e que ela se revoltasse comigo, mas de fato não tinha nada para lhe entregar, gaguejando e arrepiada, decide voltar pra casa, parecia mais um filme de terror e quando estava perto vi um garoto apenas de bermuda na esquina e meu 1º pensamento foi: "Ele vai me roubar!O que será que vai fazer comigo quando souber que eu não tenho dinheiro? será que ele tem uma arma?!", apressei meu passo (não corri), porém foi como estivesse em uma maratona. Ao chegar em casa ofegante repensei no ocorrido e indaguei tudo: "como posso estar com medo? só porque eles não tem casa, eles não devem ser consideradas perigosos.".
Queria muito começar o 1º post do ano falando coisas boas e dizendo minhas metas para 2009, mas seria como fechar os olhos para a realidade. Talvez meu pré-conceito deles foi realmente pré e depois fiquei pensando na indiferença que eles recebem todos os dias,no entanto (in)felizmente eles obtém uma coisa, são os Donos da rua...

3 comentários:

Larissa disse...

Aaa é meio triste mesmo ver isso... e é complicado pq é ruim que sejamos preconceituosos, mas também não podemos nos expor a ponto de que nos aconteça algo... nós nunca vamos saber se estávamos certas ou não.

Vlw pelo elogio do blog! Complicadooo deixar do jeito que eu queria, mas não garanto que vou passar muito tempo com ele :P

=***

Erica disse...

Eles são gente como a gente. Mas infelizmente pra ser considerado "cidadão" é preciso se enquadrar nessas normas idiotas da nossa sociedade.

maisriana disse...

ai, Jessyca... infelizmente vou te dizer que vc fez a coisa certa ao se afastar... eu fui assaltada ano passado assim, confiei demais em uns caras que estavam em frente do meu apê e foi o suficiente pra eles levarem meu dinheiro, meu celular e minha coragem... depois desse dia não tive mais vontade de sair de casa à noite. Acredite, é melhor assim...